Busca
    

Celos quer incluir modalidade CD para novos participantes do Plano Misto

10-01-2018 - 17:17:56

 

A Celos, fundo de pensão patrocinado pela Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), quer criar uma modalidade de contribuição definida (CD) no Plano Misto. O plano foi constituído na modalidade de contribuição variável (CV), sendo que parte dos benefícios e calculado com base na CD e outra parte é benefício definido (BD). A ideia da diretoria da Celos é alterar o regulamento do plano para que a modalidade CD passe a vigorar 100% para os novos participantes que aderirem ao plano.

A Celos também sugere que os atuais empregados possam migrar para a modalidade CD no momento da aposentadoria. Outra alteração proposta no regulamento do Plano Misto é a alteração do percentual de contribuição, que atualmente varia entre 3% e 10%. A sugestão da Celos é que passe a ser entre 5% e 9%. A fundação sugere ainda que quando o participante completar 65, não tenha mais a obrigatoriedade de contribuição paritária com o plano.

Segundo a Celos, a adequação do regulamento está prevista no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), celebrado em setembro de 2016. Uma comissão instituída pela patrocinadora Celesc com participação de representantes dos Sindicatos, APCelesc e da Celos realizou estudos para as alterações e, em dezembro de 2017, após negociações com as centrais sindicais, a Celesc solicitou a aprovação das mudanças, que passarão por aprovação do conselho deliberativo da Celos e os demais órgãos estatutários da fundação, sendo assim serem enviadas para avaliação da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) para aprovação final.


VídeosOnline

Mais lidas de Investidor Institucional em 3 meses

Mais lidas de InvestidorOline em 1 mês