Busca
    

BNP Paribas firma termo de compromisso com Anbima por falta do processo de suitability

09-02-2018 - 12:56:49

 

O Banco BNP Paribas Brasil firmou termo de compromisso com a Anbima por ter descumprido o código de regulação e melhores práticas de negociação de instrumentos financeiros da associação. De acordo com o documento, a instituição financeira desempenhou atividade de negociação de derivativos de balcão sem que tenha ficado evidente a devida aplicação do processo de suitability aos seus clientes e de procedimentos de venda diferenciados de acordo com a classificação do derivativo ou do cliente. No termo a Anbima aponta ainda como falhas do banco a ausência de critérios formalizados, em política, para classificação dos derivativos e de conteúdo mínimo na política de suitability.

Entre os compromissos que o BNP Paribas Brasil assumiu no termo de compromisso firmado com a Anbima estão revisão completa da política de suitability para derivativos de balcão; revisão do processo para determinação do perfil dos clientes e de classificação de produtos e atualização dos materiais de treinamento e definição dos participantes; implementação da política e novo processo de oferta e contratação de derivativos de balcão pelos clientes e definição dos testes de monitoramento; e realização de treinamentos de suitability para derivativos de balcão. A associação destaca que estes compromissos acima listados foram cumpridos pelo banco antes da assinatura do termo. A instituição também se comprometeu a fazer contribuição financeira no valor de R$ 60 mil para custear projetos educacionais da Anbima.

A associação aponta ainda no documento que reforçou a aceitação do termo de compromisso pelo conselho de negociação da Anbima o fato de o BNP Paribas Brasil ter informado a contratação de novos profissionais com experiência em compliance para aprimorar seus procedimentos internos e dar mais robustez ao departamento.


VídeosOnline

Mais lidas de Investidor Institucional em 3 meses

Mais lidas de InvestidorOline em 1 mês