Mainnav

Banco Central decreta liquidação extrajudicial da Walpires Corretora

O presidente do Banco Central do Brasil, Ilan Goldfajn, em ato publicado nesta sexta-feira, 5 de outubro, decretou a liquidação extrajudicial da Walpires Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários.

Segundo a autoridade monetária, a intervenção decorre da “grave situação patrimonial e de liquidez, as graves violações às normas legais que disciplinam a atividade da instituição, bem como a existência de prejuízos que sujeitam a risco anormal os seus credores”.

Dawilson Sacramento foi nomeado o liquidante da corretora. Além disso, o BC também determinou a indisponibilidade dos bens do controlador, Sérgio Ferreira Pires, e dos ex-administradores Andre Luiz Silva e Rafael Barbosa Moreira.

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) informou que, diante da liquidação decretada pelo BCB, os clientes que possuem valores mobiliários custodiados na Walpires podem solicitar a transferência dos ativos para outro custodiante, mediante pedido dirigido ao liquidante indicado.

“Ressalta-se que a CVM e o Banco Central do Brasil vêm acompanhando a evolução do caso para fins de adoção de eventuais medidas no âmbito de suas competências legais”, diz o comunicado da CVM.

A Walpires, em comunicado divulgado em seu site, informa que, devido ao encerramento das atividades da empresa, os clientes, por transações de câmbio, custódia de valores, fundos administrados e outros serviços prestados pela mesma, deverão aguardar orientações quanto aos procedimentos a serem adotados relativamente a seus interesses.

“Dessa forma, comunicamos que, a partir de 05 de outubro de 2018, quaisquer propostas de venda de ações, operações de câmbio (compra e venda de moeda estrangeira, importação, exportação, ordem de pagamento, etc.), compra e venda de ativos, aquisição ou resgate de cotas de Fundo em nome da Walpires S.A. Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários – Em Liquidação Extrajudicial, se caracterizam fraudulentas, sem responsabilidade desta liquidanda”, informa o comunicado.

Fundos de Pensão
Fundos de Pensão
Fundos de Pensão
Fundos de Pensão
Mercado de Capitais
Mercado de Capitais
Fundos de Pensão
Fundos de Pensão