Mainnav

Cibrius prepara criação de perfis de investimento e plano família

perfil investimentoO Cibrius, Instituto Conab de Previdência Social, prepara a criação de perfis individuais de investimento por participante em 2021, em movimento inevitável de adequação ao novo ambiente de juros baixos e à necessidade de incorporar maior risco aos investimentos. “Estamos estudando o assunto mas lançar perfis será praticamente obrigatório a partir de agora e o próprio órgão supervisor, a Previc, tem apontado esse caminho”, diz o gerente de Investimentos do Cibrius, Fernando de Souza Caldas.
Nesse sentido, a entidade já incluiu em seu planejamento estratégico do próximo ano a montagem de dois módulos de educação financeira e previdenciária para orientar as escolhas feitas pelos participantes. “Embora nós sejamos os responsáveis pela gestão desses recursos, é importante compartilhar com o participante as opções que ele tem e explicar que é preciso assumir mais risco para melhorar retornos”, diz Caldas.
Instituído - O Cibrius também está na instância final de aprovação de seu novo estatuto e prevê o lançamento, em janeiro de 2021, do primeiro plano instituído, no modelo família, para ampliar a massa de participantes que hoje reúne 4 mil pessoas. O objetivo é preparar caminho para o crescimento da entidade, explica Caldas. “Devemos ter esse plano para os familiares dos participantes já no início do próximo ano; um segundo passo será a busca por novos instituidores para criar planos voltados a públicos fora do quadro de funcionários da Conab”, diz Caldas.
No potencial alvo estão eventuais instituidores do setor agrícola, como as cooperativas, entre outros. “O Cibrius está olhando para o futuro porque a tendência no mercado de previdência é de diminuição dos planos de Benefício Definido e lançar novos planos é importante até para diluir os custos da entidade”, destaca o gerente. Hoje há três planos patrocinados pela Conab: o plano de origem, um plano saldado e o plano de Contribuição Variável, o Conab Prev, destinado aos novos entrantes e que tem apresentado forte crescimento.