Cláudia Ricaldoni integra novo “conselhão”

Edição 278

A atual presidente da Associação Nacional de Participantes de Fundos de Pensão (Anapar), Cláudia Muinhos Ricaldoni foi nomeada integrante do novo “conselhão”, como é conhecido o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. A lista traz 92 integrantes entre empresários, representantes de trabalhadores e governo, dois a mais que a lista anterior. Cláudia é a única representante do sistema fechado de previdência complementar.
A lista anterior mantinha Carlos Alberto Caser, presidente da Funcef, como representante do setor. O dirigente do fundo de pensão não entrou na nova composição do “conselhão”, que teve cerca de 70% dos nomes trocados desde a última nomeação.
Um dos temas previstos para a formação de uma comissão temática do novo conselho é a Reforma da Previdência, que a presidente Dilma Rousseff tem ressaltado tratar como prioridade nos próximos anos de sua gestão.
A nova lista traz nomes de peso do mercado de financeiro e de investimentos como Jorge Paulo Lemann (3G Capital), Roberto Setúbal (Itaú) e Luiz Carlos Trabuco Cappi (Bradesco).