Fusão da Previc com Susep encorpa com inclusão da ANS

A fusão da Previc com a Susep, tratada publicamente pelo ministro da Economia Paulo Guedes numa entrevista dada a jornalistas da rede Globo em meados do ano passado, parece que encorpou. Segundo fontes bem informadas do governo, além das duas autarquias que controlam respectivamente os segmentos da previdência complementar e de seguros, o projeto passou a incluir também a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

O projeto de fundir as três autarquias está sendo analisado no âmbito da Reforma Administrativa, cujo objetivo é simplificar a gestão da máquina pública e criar novas regras para contratação, promoções e demissões de servidores públicos. Segundo essa fonte, a incorporação de uma terceira autarquia ao projeto original de fusão da Previc com a Susep torna essa reorganização mais distante. “Agora é que não sai mesmo”, vaticina esse interlocutor.

Na entrevista dada aos jornalistas da Globo em meados do ano passado, o ministro da Economia Paulo Guedes chegou inclusive a citar o nome da atual titular da Susep, Solange Paiva Vieira, como possível comandante da nova autarquia de dois braços. Ela tem participado, desde então, de vários encontros e debates falando sobre a fusão, mas sem nunca assumir que poderia ser a ocupante do cargo de comando.

Com a incorporação da ANS ao projeto original, fundindo as estruturas de fiscalização da previdência complementar, seguros e saúde suplementar numa só, seu nome continua no jogo? Investidor Institucional procurou-a para falar sobre isso, mas a assessoria da Susep disse que ela estava em período de férias e inacessível.