Mainnav

Projeções da Petros entram no Top 5 do Banco Central

As projeções macro da Petros, fundo de pensão dos funcionários da Petrobras, tem sido incluídas com frequência no ranking Top 5 do banco Central, que mensalmente divulga as melhores projeções dos indicadores de IPCA, IGP-M, Câmbio e Selic feitas para o relatório Focus. Apenas neste ano, as projeções da fundação compuseram o Top 5 do BC por 13 vezes, sendo 7 delas em relação à taxa Selic.

Cerca de 150 instituições compõem a pesquisa do BC, com projeções mensais para os quatro indicadores macro acima mencionados, sendo que as cinco que mais acertam são incluídas no Top 5. Entre as instituições participantes estão bancos, gestoras de recursos e consultorias, além de algumas empresas e instituições, caso da Petros, com equipes especializadas nas projeções das principais variáveis macroeconômicas.

Segundo o gerente do setor de Análise Macroeconômica da Petros, Tarciso Gouveia, “as coberturas das análises, tanto do cenário internacional como do doméstico, foram ampliadas recentemente e passaram a incluir todos os grandes temas macroeconômicos, o que reforçou a consistência das análises e proporcionou maior integração com a gestão de ativos de renda fixa, de renda variável e de multimercados”. Ainda de acordo com ele, “contamos com uma equipe técnica qualificada, com amplo conhecimento e experiência de mercado na elaboração de cenários e modelagens quantitativas, fundamentais para fazer as projeções macroeconômicas”.

As análises realizadas pela equipe técnica da Petros são de grande importância para a elaboração dos seus cenários de investimento, balizando as estratégias de alocação e contribuindo para esses processos decisórios.  No resultado acumulado deste ano, até o terceiro trimestre, os investimentos consolidados da Petros registraram rentabilidade de 15,71%, mais que o dobro da meta atuarial de 6,52%.