Previ prepara divulgação de plano familiar

A Previ, o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, está em contagem regressiva para o lançamento do seu Previ Família. O plano instituído de contribuição definida (CD) será voltado a parentes consanguíneos em até terceiro grau e por afinidade em até segundo grau dos cerca de 190 mil participantes ativos e assistidos dos produtos patrocinados da fundação. “A intenção é iniciar a divulgação do Previ Família a partir do fim de fevereiro do próximo ano, logo após o Carnaval”, diz o diretor de seguridade Marcel Juviniano Barros. 

O projeto de um plano sob medida para familiares do público diretamente ligado à entidade começou a ser debatido internamente há cerca de dez anos. A proposta, entretanto, esbarrou na inexistência de um candidato a instituidor de maior porte, com raio de ação nacional. “A solução só surgiu recentemente com o Plano Setorial da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, a Abrapp, ao qual aderimos”, comenta Barros. 

Cuidadosa, a Previ buscou subsídios e informações junto a seis fundos de pensão que já contam com produtos familiares – caso da Fundação Copel, que se tornou referência na área. “Como fruto desses contatos, decidimos zerar a taxa de carregamento do Previ Família”, diz Barros, que prefere não traçar metas sobre adesões. “Os planos familiares são novos, ainda estão sendo conhecidos e assimilados pela população. Acreditamos que os participantes ativos dos planos patrocinados e, sobretudo, os assistidos serão garotos-propaganda valiosos para o produto.”