Mainnav

Funcef divulga com restrição nova política de investimento

A Funcef definiu nova política de investimento para o período 2020-2024, com redução nos investimentos em renda fixa por conta do volume de vencimentos de títulos públicos e bancários no período e também pela menor atratividade da renda fixa em relação aos demais segmentos de investimentos – ações e participações diretas relevantes.

A informação no site da Funcef não dá maiores detalhes sobre os percentuais alocados pelos planos em cada classe de ativo nem os objetivos estabelecidos para esses na nova política de investimento. Ao contrário do site da Petros (ver nota de hoje, 27/01), que informa claramente os percentuais por planos da nova política de investimentos, o site da Funcef limita essa informação apenas aos participantes logados em sua área de Autoatendimento.

Com as novas regras de transparência definidas na última reunião do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), já em vigor e que devem estar integralmente implementadas pelas EFPC até o final de 2020, as políticas de abertura de informações apenas aos que podem se logar terão que mudar. As novas regras definidas pelo CNPC vão no sentido de oferecer mais transparência aos números das entidades, proibindo restrições de informação através de barreiras de logins ou senhas.

Mas de forma genérica, a entidade informa que sua meta atuarial para todos os planos de benefícios é de 4,50%. Para os planos REG/Replan Saldado e Não Saldado, ambos considerados maduros, a meta é reduzir riscos e entregar um resultado um ponto percentual acima da meta atuarial a fim de recuperar parcela do deficit. E no caso dos planos jovens, como o Novo Plano e REB, o objetivo é alcançar o equilíbrio entre risco e retorno de forma eficiente, garantindo um incremento da reserva matemática individual proporcional à medida de risco. Já a carteira com recursos dos assistidos contará apenas com aplicações em títulos públicos levados até o vencimento, ativos líquidos (que podem facilmente ser convertidos em dinheiro), além dos contratos de empréstimos e financiamentos.