Mainnav

Anapar pretende levar ao CNPC proposta para beneficiar aposentados

A associação que representa os participantes de fundos de pensão, a Anapar, pretende apresentar proposta ao Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) para reduzir os efeitos da crise do novo coronavírus sobre os benefícios dos aposentados em planos de contribuição definida (CD). A associação quer evitar que as perdas desses planos sejam repassadas de forma integral e imediata aos benefícios, sugerindo que apenas uma parte dessas perdas sejam repassadas imediatamente.
Por exemplo: se os investimentos perderem 15%, em vez de aplicar automaticamente essa redução ao valor dos benefícios poderia ser aplicada uma redução de apenas 7,5%. A medida, opcional e sujeita à aprovação dos conselhos, seria temporária (a principio, até o final deste ano), e após o período acordado os repasses das rentabilidades aos benefícios estariam sujeitos ao teto da inflação, mantendo na carteira para a recomposição do seu capital os valores que superassem esse índice.
Além disso, a Anapar sugere aos participantes que planejavam se aposentar agora que adiem o pedido – caso contrário, irão “cristalizar” a perda acumulada.