Mainnav

De volta à previdência fechada, Savóia assume comando da Previc

José Roberto SavóiaO Diário Oficial da União publicou nesta sexta-feira a nomeação de José Roberto Savóia como novo titular da Superintendência Nacional da Previdência Complementar (Previc), em substituição a Lúcio Capelletto que deixou a autarquia na última terça-feira para assumir o cargo de secretário-executivo do Ministério do Trabalho e Previdência. A nomeação de Savóia, que já comandou a Secretaria de Previdência Complementar (SPC), órgão que precedeu à Previc, entre meados de 2001 e início de 2003, foi assinada pelo ministro chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira.
Formado em administração pela FEA/USP, Savóia passou a lecionar nessa faculdade em 1998, na cadeira de finanças. Em meados de 2001 foi convidado pelo então ministro da Previdência, Fernando Brandt, para comandar a SPC após a saída de Solange Paiva Vieira, tendo permanecido à frente do órgão até o início de 2003, quando o presidente Lula assumiu a presidência da República e o ministro Ricardo Berzoini nomeou Adacir Reis para o cargo.
Savóia voltou às suas atividades na FEA/USP mas, em 2010, foi indicado pelo então prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, para presidir o Instituto de Previdência Municipal de São Paulo (Iprem), onde permaneceu por dois anos. Com o fim do mandato de Kassab e a posse de Fernando Haddad na prefeitura paulista no início de 2013, Savóia deixou o Iprem e retornou à cadeira de Finanças da FEA/USP, onde leciona até hoje. Paralelamente, fundou em 2015 o Centro de Estudos em Regulação e Políticas Públicas da Fundação Instituto de Administração (FIA).
Graduado em administração pela FEA/SUP, cursou também mestrado e doutorado nessa mesma instituição e pós-doutorado pela School of International and Public Affairs da Columbia University.