Mainnav

Abrapp pede “apuração rigorosa” sobre irregularidades na Silius

policia federal5A Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) divulgou nota nesta terça-feira (3/9) pedindo “apuração rigorosa” de supostas irregularidas cometidas por ex-dirigente da Silius, fundo de pensão que tinha patrocínio da Companhia de Silos e Armazenagem (Cesa), preso pela Polícia Federal na última segunda (2/9).
A Abrapp cobrou que em caso de “eventuais transgressões às normas vigentes e com prejuízos gerados às EFPC e aos planos de benefícios administrados”, sejam aplicadas as “devidas sanções previstas na legislação na hipótese de confirmação dos atos ilícitos, assegurados o contraditório e a ampla defesa”.
O ex-dirigente da Silius, que não teve a identidade revelada, foi detido pela Polícia Federal sob acusação de participação em supostas fraudes, ocorridas a partir de 2014, nas folhas de pagamentos de benefícios da fundação gaúcha.
As investigações teriam iniciado em 2023, após ação fiscal da Previc com objetivo de apurar denúncias relacionadas a fraudes em folhas de benefícios na entidade. No primeiro semestre de 2024, a diretoria colegiada da autarquia fez representação junto ao Ministério Público relatando o caso. Os desvios contra reservas da entidade somariam cerca de R$ 10 milhões.
Em contato com a reportagem da revista Investidor Institucional, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) explicou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não comentará o caso.