A Abrapp e a Previ assinaram um acordo chamado Pacto ASGI para fomentar o investimento sustentável dentro das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC). A idéia é repassar uma metodologia desenvolvida pela Previ, que inclui 12 focos de atenção ASGI (relacionadas à boas práticas ambientais, sociais de governança e integridade), aos fundos de pensão associados à Abrapp.
Em entrevista ao blog da Abrapp o presidente da Previ, João Fukunaga, explicou que a metodologia criada pela fundação inclui as seguintes focos: transparência; apoio da alta gestão; governança integrada; normas claras; objetivos e indicadores de monitoramento; capacitação e conscientização; participação em iniciativas ASGI; práticas de investimento responsável; relação com fornecedores; gerenciamento do risco ASGI; e consumo consciente.
Segundo ele, “a Previ incentiva o engajamento das empresas investidas a incorporarem os aspectos ASGI em seu negócio e estratégia, com a publicação de guias e códigos de melhores práticas”.
Para o presidente da Abrapp, Jarbas de Biagi, a ferramenta a ser disponibilizada pela Previ “será oferecida à todas as associadas, que poderão (a partir da metodologia da Previ) medir realmente a preocupação com práticas sustentáveis nas empresas investidas”.