Mainnav

Capef discute investimentos e benefícios em seu 31º seminário

capefA Capef, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), realizou na última sexta-feira (22/11), em Fortaleza (CE) o seu 31º Seminário de Investimentos e Benefícios. Participaram do evento, entre outros, o presidente da Capef, Ocione Mendonça, o presidente da Abrapp Jarbas de Biagi, e o superintendente da Previc, Ricardo Pena.
“Este é o mais antigo e maior evento realizado pela Capef, que tem a missão de garantir proteção financeira e qualidade de vida para cerca de 14 mil participantes, além de gerir um patrimônio de mais de R$ 7 bilhões”, avaliou Ocione. Já Biagi destacou a importância da transparência no segmento de fundos de pensão, principalmente porque a relação previdenciária é uma relação de décadas, explicou. “O negócio da previdência envolve muito mais do que tecnicidades, envolve amor ao negócio”, afirmou.
O superintendente da Previc, Ricardo Pena fez uma apresentação falando sobre a importância da atualização do decreto sancionador (4942/2003) e da Resolução CMN 4994/2022, durante o seminário. Ele explicou que o decreto sancionador é está em vigor há mais de 20 anos – o que exige uma atualização. “É preciso vincular ao regime sancionador o processo de Supervisão Baseada no Risco e estimular o ato regular de gestão”, disse. Em relação à atualização da Resolução CMN 4994/2022, ele disse que a ideia é “melhorar o ambiente regulatório dos investimentos, reforçar o ato regular de gestão, ampliar o cardápio de investimentos e aperfeiçoar as regras dos Fundos de Investimento e Participações (FIP)”.