Mainnav

Doze em mais de 2 mil RPPSs têm nota máxima em avaliação da SPrev

João Carlos Figueiredo AbipemDos 2.138 regimes próprios de previdência social (RPPSs) em atividade no país, doze obtiveram a pontuação máxima na nova edição do Índice de Situação Previdenciária (ISP) da Secretaria de Previdência (SPrev) do Ministério da Economia. Criado há três anos, o indicador analisa dez aspectos dos institutos, incluindo temas atuariais, de gestão e transparência e de finanças e liquidez. O atual levantamento refere-se ao exercício de 2019, atribuindo notas de A a D a cada item, sendo que a nota final depende da somatória das classificações obtidas em cada item (ver tabela abaixo)
O Iprejun, instituto de Jundiaí (SP), obteve notas A em todos os itens. O desempenho reflete o esforço realizado para alcançar a certificação no Nível IV do Programa Pró-Gestão RPPS, em maio do último ano, analisa o presidente da entidade, João Carlos Figueiredo. “Para atingir o novo patamar de certificação, tivemos de adotar padrões de gestão, governança e transparência muito mais elevados, o que contribuiu de forma decisiva para a nossa pontuação no ISP”, diz o dirigente.
Entre os RPPSs estaduais, o único a receber pontuação máxima no levantamento da SPrev foi a Fundação Amazonprev, que administra cerca de R$ 5,9 bilhões de mais de 60 mil servidores estaduais ativos. Criada há 19 anos, a entidade foi certificada no Nível II do Pró-Gestão em novembro último. Também em 2019, a Amazonprev recebeu os prêmios Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária, da Associação Brasileira de Instituições Previdenciárias Estaduais e Municipais (Abipem), e Boas Práticas de Gestão Previdenciária, da Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem).

ENTE UF GRUPO

REGULA
RIDADE

ENVIO DE
INFORMAÇ
GESTÃO GESTÃO
TRANSPA
RÊNCIA
SUFIC
FINANC
ACUMUL
RECURSOS
FINANÇAS
LIQUIDEZ
COBERT
PREVIDENC
ATUÁRIA SITUAÇÃO
PREVIDENC
ARATIBA RS PEQ.PORTE A A B A A A A A A A
ESTADO DO AMAZONAS AM ESTADO/DF A A B A A A A A A A
IVOTI RS MD.PORTE A A B A A A A A A A
JOINVILLE SC GD.PORTE A A B A A A A A A A
JUNDIAÍ SP GD.PORTE A A A A A A A A A A
LUCAS DO RIO VERDE MT MD.PORTE A A B A A A A A A A
NAVEGANTES SC MD.PORTE A A B A A A A A A A
NAVIRAÍ MS MD.PORTE A A B A B A A A A A
PASSO FUNDO RS MD.PORTE A A B A A B A A A A
RECIFE PE GD.PORTE A A B A B A A A A A
SANTOS SP GD.PORTE A A B A B A A A A A
VARGINHA MG MD.PORTE A A B A A A A A A A