Mainnav

Caraguaprev é o sétimo RPPS a obter o nível 4 do Pró-Gestão

Pedro Ivo de Sousa TauCaraguaprevO Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) de Caraguatatuba (CaraguaPrev) recebeu na última sexta-feira (25/10) a certificação Pró-Gestão no nível 4, fornecida pela Secretaria de Regime Próprio e Complementar (SRPC). O instituto é o sétimo RPPS a receber a certificação nesse nível, o mais alto da escala, ao lado dos municípios de Jundiaí-SP, Manaus-AM, Guarujá-SP, São José do Rio Preto-SP e Salvador-BA e do estado de Rondônia.
Para alcançar o nível 4 é necessário cumprir 24 critérios de governança, definidos de forma a permitir um mapeamento dos processos de tomada de decisão na entidade e uma consequente melhoria na gestão dos seus ativos e passivos. Os RPPS que chegaram ao nível 4 ganham, em contrapartida, mais liberdade de investimentos e limites extra para alocação em determinadas classes de ativos de risco, além de permissão para investir em classes que são vedadas a outros RPPS.
O CaraguaPrev alcançou o nível 1 do Pró-Gestão em 2021, pulou para o nível 3 em 2023 e chega agora ao nível 4. Para isso, teve que cumprir 100% das ações relativas a controles internos, governança corporativa, educação previdenciária e um bloco denominado grandes áreas de atuação (administrativa, arrecadação, atendimento, atuarial, benefícios, compensação previdenciária, investimentos, tecnologia da informação e jurídica).
Segundo o presidente do CaraguaPrev, Pedro Ivo de Sousa Tau, a obtenção da certificação nível 4 “aumenta nosso compromisso e responsabilidade em melhorar a cada dia mais os serviços e projetos junto aos nossos segurados e à sociedade”.