Mainnav

Conselho do IRB fica reduzido a três membros com novas renúncias

Segue à toda a onda de renúncias no conselho de administração do IRB Brasil RE. Na última segunda-feira (20/04), abdicaram de seus postos os membros efetivos Vinícius José de Almeida Albernaz e Alexsandro Broedel Lopes, representantes do Bradesco e do Itaú-Unibanco, e os seus respectivos suplentes, Ivan Luiz Gontijo Júnior e Oswaldo do Nascimento. Como resultado, o órgão colegiado da resseguradora – que já amargara as partidas voluntárias dos efetivos Pedro Duarte Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal, e Maria Elena Bidino entre 25 de março e 1 de abril – ficou reduzido em menos de um mês a apenas três titulares: o presidente interino Antônio Cássio dos Santos, Marcos Bastos Rocha e Roberto Dagnoni.
Para preencher as vagas em aberto, o IRB recorreu aos serviços da Korn Ferry. Especializada em contratações de executivos, a consultoria indicou quatro nomes que serão submetidos à aprovação dos acionistas em assembleia geral extraordinária a ser agendada: Regina Nunes, sócia-fundadora da RNA Capital e ex-CEO da S&P Global Ratings no Brasil e na Argentina; Ivan Passos, ex-vice-presidente técnico e de riscos industriais da SulAmérica Seguros; Henrique Luz, ex-sócio sênior e vice-presidente da consultoria PwC; e Marcos Falcão, ex-CEO da Icatu Hartford.
Os ajustes na cúpula da resseguradora, que se estenderam à diretoria executiva, tiveram início no fim de fevereiro com a renúncia do então presidente do conselho de administração, Ivan Monteiro, em meio a uma onda de boatos, depois desmentidos, de que a Berkshire Hathaway, do megainvestidor Warren Buffett, teria se tornado acionista do IRB. O episódio causou as renúncias dos CEO José Carlos Cardoso e do vice-presidente executivo financeiro e de relações com investidores Fernando Passos, substituídos por Santos, que também assumiu a presidência do conselho da casa, e Werner Suffert. Colega de Cardoso e Passos na cúpula, a vice-presidente de riscos e conformidade, Lúcia Maria da Silva Valle, cedeu seu posto para Wilson Toneto, , por decisão do conselho, em 23 de março.