Mainnav

Carlos Salamonde assume a posição de CEO da asset do Itaú

Carlos Augusto Salamonde1Carlos Augusto Salamonde é o novo CEO da asset do Itaú, no lugar de Rubens Henrique que deixou a instituição há cerca de um mês. CAS, como é mais conhecido no mercado, estava à frente da diretoria de Investment Services and Operations (Diso) do banco desde meados de 2018, e ainda não há um nome definido para ocupar sua antiga posição.
É o terceiro a assumir o comando da asset em pouco mais de um ano. Seu antecessor, Rubens Henrique, ficou pouco mais de um ano no comando da gestora. Henrique tinha sido guindado ao cargo em maio de 2019, no lugar de Marcello Siniscalchi que também a dirigiu por pouco tempo, menos de meio ano de forma exclusiva. Antes, por três anos, Siniscalchi compartilhou o comando com Fernando Beyruti, que tornou-se CEO da área de private do Itaú nos Estados Unidos em janeiro de 2019 e deixou o leme da asset exclusivamente nas suas mãos.
Assim como seus antecessores, Salamonde é um profissional experiente e com longo histórico de Itaú. Henrique tinha um histórico de 13 anos na asset e Sinescalchi tinha 17 anos de asset e mais cinco de Itaú BBA, num total de 22 anos de casa.
Já Salamonde divide sua história no banco em duas etapas. Ele começou no Itaú em meados de 2003, na Intrag, a controlada do banco que opera com custódia e administração fiduciária. Foi para a asset em meados de 2008, como supervisor comercial, de onde saiu três anos depois convidado pelo J.P. Morgan para ser o CEO da sua asset no Brasil. Ficou naquela casa por dois anos e meio, de onde transferiu-se para o BNY Mellon para comandar a área de servicing, onde permaneceu até meados de 2018, quando retornou para o Itaú para assumir a direção da Diso.
Ele não quis dar entrevista para falar sobre sua ida para a asset. Segundo explicações da área de comunicação do banco, ele não falaria antes de que a sucessão na Diso estivesse concluída. A áre de comunicação informou que não há um prazo para isso acontecer.
De acordo com uma fonte do mercado, a nova posição de Salamonde é muito mais importante na estrutura do banco do que a Diso. “A área de service é responsável por um caminhão de dinheiro, mas devido às taxas baixíssimas no final do dia você ganhou pouco. Já na asset é diferente, as taxas são maiores e você vê os resultados no final do dia”, explica a fonte. “Dirigir a asset do Itaú é uma posição de destaque na estrutura do grupo”.