Mainnav

Guardian reforça time e lança FII de crédito

A Guardian, gestora com R$ 1,4 bilhão em fundos, começou a negociar na B3, na última sexta-feira (17/12), o seu novo fundo de investimento imobiliário, registrado como GAME11, um fundo multiestratégia que investe em crédito imobiliário e cuja oferta inicial, restrita a investidores institucionais, captou R$ 206 milhões. A carteira é composta basicamente por Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) e sua estratégia está dividida entre 70% de ativos high grade, com baixo risco, e 30% de papéis estruturados, com retorno um pouco maior porém com “nível comedido de risco”, explica Gustavo Asdourian, sócio-fundador.
“A captação pode ser considerada um sucesso, especialmente num momento conturbado do mercado como o que estamos vivendo”, avalia. O novo fundo está totalmente alocado em ativos atrelados ao IPCA mas uma parte da carteira passará a ser indexada pelo CDI a partir das novas altas da taxa Selic, para manter o patamar elevado de rentabilidade.
“As próximas reuniões do Copom devem elevar mais o juro e o consenso do mercado é de que a Selic só voltará a recuar no final de 2022 ou em 2023, então há espaço para ganhos interessantes ao longo do ano”, aposta. A demanda por fundos imobiliários “de papel” tem crescido por conta de sua resiliência durante momentos recentes de crise e pela oportunidade para aproveitar os dividendos melhores em momento de alta dos juros.
No caso do novo fundo, o resultado positivo da oferta pode ser atribuído ao fato de que a captação já começou com a carteira 100% alocada, incluindo papéis como os das empresas BRF, GPA e Arteris, por exemplo. “Mostramos a carteira aos investidores e eles gostaram. Além disso, nossa equipe tem um histórico interessante de gestão complementar, com especialistas tanto em tijolo quanto em papel, o que também soou bem para o investidor”, diz. Para gerir o novo FII chegaram à casa como sócios Pedro Klüppel e Julien Avril, com experiência na gestão de estratégias de crédito imobiliário. E para reforçar a equipe na área “do tijolo”, vieram os sócios Guilherme Maziero e Antonio Lopes.
A casa já tem um FII de logística e pretende lançar dois novos fundos em 2022, um FII de renda urbana e um fundo de crédito para previdência. "O FII de renda urbana já tem uma parte montada, estamos esperando o mercado abrir para lançar”, explica.