A Banrisul Corretora atingiu em agosto o volume histórico de R$ 18,5 bilhões sob gestão, dos quais 40% são de RPPS – Regimes Próprios de Previdência Social, seu principal foco de atuação, informa Marcus Staffen, diretor-presidente da instituição. “A casa é a quarta maior gestora de fundos de investimento para RPPS no País e o seu objetivo é continuar a crescer não só no Rio Grande do Sul e nos demais estados da região Sul, onde já temos boa receptividade, mas também em outros mercados do Brasil”, afirma.
O esforço para ir além do estado gaúcho já resultou na abertura de relacionamentos com dez casas no Paraná e 20 em Santa Catarina. “A meta agora é ampliar esse trabalho para São Paulo e Centro-Oeste. Contrataremos um assessor exclusivo que irá ajudar a expandir a nossa força de distribuição junto aos RPPS nesses mercados”, afirma. Hoje os produtos da casa são distribuídos pela rede da corretora e do Banco Banrisul.
O foco nos Regimes Próprios leva em consideração o fato de que eles somam patrimônio de investimentos superior a R$ 350 bilhões no País, 70% dos quais estão em bancos públicos, observa Staffen.
Ele lembra que a corretora atua também fortemente no segmento de ETFs (fundos de índices) para RPPS no País. “Já temos 35% do mercado de custódia de ETFs para esse público”, conta. Apesar dessa posição, a corretora não tem ETFs próprios, fazendo apenas a intermediação dos produtos de outras casas.