Mainnav

Anbima altera composição do IMA-B com redução da duration

acessando mercados1A carteira teórica do IMA-B, índice de títulos públicos atrelados à inflação calculado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, reduziu a participação dos papéis de prazos mais longos em seu rebalanceamento na semana passada. O indicador e seus subíndices passam por ajustes mensais das carteiras, incorporando as alterações de estoque da dívida pública interna, para garantir suas representatividades.

Segundo a associação, a diminuição do peso dos papéis de maiores prazos nas carteiras resulta, em grande parte, das oscilações recentes nos retornos desses títulos. Em março, até o dia 16, o IMA-B 5, que acompanha os papéis até cinco anos, apresentou queda de 1,22%, enquanto o IMA-B 5+, que reflete os títulos com vencimentos acima de cinco anos, perdeu 9,84%.

Como o rebalanceamento leva em conta a quantidade de cada tipo de papel no mercado e seu preço, em março, todos aqueles com vencimentos a partir de 2035 perderam peso no índice, na comparação a fevereiro, com destaque para a NTN-B 2050, que teve sua parcela reduzida em 1,65%. Já a NTN-B com vencimento em 2025 representou o maior aumento de peso dos índices IMA-B 5 e IMA-B 5 P2 (que também reflete os ativos até cinco anos, porém com controle de prazo).

Como consequência das alterações, a duration do IMA-B sofreu redução, passando de 8,83 anos, em 18 de fevereiro de 2020, primeiro dia de vigência da carteira teórica do mês anterior, para 7,97 anos em 17 de março.