Mainnav

Morre em São Paulo o ex-presidente da Bovespa, Magliano Filho

Raimundo Magliano FilhoMorreu às 6:30hs desta segunda-feira (11/01), aos 78 anos, o empresário Raymundo Magliano Filho, ex-presidente da Bolsa de Valores brasileira. Internado há 46 dias no Hospital Albert Einsten, em São Paulo, com Covid-19, o executivo não resistiu às complicações decorrentes da doença. Ele tinha asma, o que agravou o quadro provocado pelo coronavirius, informou a assessoria da empresa.
Nascido em São Paulo em 12/06/1942, o executivo começou a trabalhar cedo, juntamente com o pai, na corretora Magliano, fundada em 1927, a mais antiga a operar na bolsa brasileira. E foi no mercado de ações que ele deixou o seu maior legado profissional. “Perdemos hoje um dos nossos fundadores, um dos pioneiros do mercado de capitais e uma das pessoas que mais incansavelmente nos ajudaram a transformar, inovar e nunca perder o espírito de quem aprende”, diz comunicado da B3.
“Não há demonstração mais inequívoca do legado e do profundo reconhecimento que devemos ao dr. Magliano Filho do que o fato de a B3 ter hoje 3 milhões de investidores pessoas físicas no mercado de capitais. Ele plantou a semente da democratização e do acesso à bolsa e não há orgulho maior para nós do que ajudar a colher esses frutos”, diz o CEO da B3, Gilson Finkelsztain.
Magliano Filho presidiu a Bovespa entre os anos de 2001 e 2008, quando a instituição se fundiu com a BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuros) para formar a B3. Antes, ele havia sido vice-presidente da bolsa entre 1997 e 2000.