Mainnav

Previc abre três minutas para consulta pública, sobre 4.661, contratação de seguros e procedimentos contábeis

A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) disponibilizou três minutas para consulta pública ao mercado. Um delas trata da consolidação das regras de investimento de acordo com a Resolução CMN nº 4.661. De acordo com a Previc, a minuta tem como objetivo tornar a regulação menos complexa e implementar a proporcionalidade regulatória, estabelecendo ainda os requisitos mínimos para elaboração das políticas de investimentos dos planos de benefícios e consolidando os normativos de cadastro e envio de informações do demonstrativo de investimentos. A minuta propõe ainda a necessidade de designar administrador para a gestão de riscos e regulamenta os perfis de investimento. Também foi publicado um documento com perguntas e respostas para esclarecer detalhes da Resolução.

Outra minuta regulamenta a contratação de seguros para cobertura de riscos. De acordo com a proposta, qualquer pagamento da seguradora para a entidade, que não seja a título de indenização, deve ter previsão contratual e ser destinado ao respectivo plano de benefícios. O fundo de pensão também deve comunicar os participantes e assistidos sobre as condições de seguro, suas formas de acesso e valores destinados ao pagamento do prêmio.

A Previc disponibilizou ainda a minuta sobre que normatiza procedimentos contábeis dos fundos de pensão. A proposta também aborda a estruturação da planificação contábil padrão e as demonstrações contábeis que devem ser encaminhadas à Previc, bem como estabelece a forma, o meio e a periodicidade do envio das informações.

O prazo para envio de sugestões às três minutas será de 30 dias.

Mercado de Capitais
Mercado de Capitais
Fundos de Pensão
Fundos de Pensão
Mercado de Capitais
Fundos de Pensão
Fundos de Pensão
Fundos de Pensão
Mercado de Capitais