Mainnav

Previc traz conceito do ‘suitability’ para planos com perfis de investimento

O diretor-superintendente substituto da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), Fábio Coelho, apontou nesta terça-feira, 11 de setembro, como um dos pontos de destaque dentro da minuta para consulta pública que trata das regras de investimento a introdução do conceito de ‘suitablity’ nos planos de benefício de Contribuição Definida (CD) que oferecem os perfis de investimento aos participantes.

O ‘suitability’ é um processo já relativamente consolidado no mercado financeiro doméstico, que traça por meio de questionários o perfil de risco mais adequado de cada investidor, e agora a intenção é trazer essa prática também para o sistema da previdência complementar fechada e seus participantes, afirmou Coelho, em coletiva com a imprensa durante o 39º congresso da Abrapp que ocorre até quarta-feira em Florianópolis.

Segundo Coelho, a medida faz parte de um trabalho em curso promovido pela autarquia que visa a estruturação de um arcabouço regulatório mais detalhado sobre os planos CD, uma vez que, de acordo com o especialista, os normativos existentes atualmente se voltam mais para os planos de Benefício Definido (BD).

“Com a exigência do processo de ‘suitability’ alguns planos que oferecem os perfis devem ter de promover algumas mudanças neles, mas entendemos que se tratam de exceções”, ponderou Coelho, acrescentando que a abertura da minuta foi, entre outros pontos, justamente para receber argumentos de eventuais entidades com alguma situação particular de seu perfil não contemplada no normativo.

A minuta também propõe prazos considerados pela autarquia como os mais adequados para que o participante faça a alteração no perfil escolhido. No entendimento da Previc, o participante não deve tomar essa decisão com menos de seis meses, e tampouco esperar mais do que dois anos para fazê-lo. “Buscamos com isso maior transparência na divulgação das informações ao participante”, comentou Coelho.

Mercado de Capitais
Fundos de Pensão
Fundos de Pensão
Mercado de Capitais
Fundos de Pensão
Fundos de Pensão
Mercado de Capitais
Mercado de Capitais
Fundos de Pensão
Fundos de Pensão
Fundos de Pensão