Mainnav

Western projeta bolsa de valores com alta de 24% em doze meses

Bolsa Valores1Após a forte queda de 4,6% do IBrX em setembro, a avaliação da gestora Western Asset é a de que, “do ponto de vista do valuation, a bolsa de valores continua tendo um potencial de alta razoável, mesmo adotando premissas conservadoras para os lucros das empresas.” Pelos cálculos da casa, o benchmark da Bolsa brasileira tem potencial para subir cerca de 24% nos próximos 12 meses encerrados em setembro de 2021.
Para avaliar o potencial de valorização da bolsa a partir do final de setembro, os especialistas da Western revisaram o crescimento dos lucros das empresas componentes do IBrX, de forma a incorporar a recessão provocada pelas medidas de contenção do Covid-19. “Desta forma, estimamos crescimento dos lucros em -45% em 2020 (era +16%), +111% em 2021 (era +10%) e +10% em 2022 (era +5%)”, informa boletim da gestora. Em relação ao câmbio, a análise da Western é a de que o Real pode se valorizar nos próximos meses, à medida em que a atividade econômica mostre recuperação e ocorra uma redução na percepção de um descontrole fiscal.
Por trabalhar com um cenário-base de disciplina fiscal, ainda que reconheça que o risco para este cenário tenha aumentado em setembro, mas já compensado pelo ajuste da curva de juros, a gestora aponta que continua considerando o atual nível da curva de juros como uma boa oportunidade de investimento. “Sem dúvida, a questão fiscal é grave, mas não mais grave do que do já se vislumbrava no final de julho, quando as taxas de juros atingiram a mínima do ano. O que mudou de lá para cá foi a percepção do mercado em relação à resposta do governo a este desafio.”
No cenário global, a avaliação da Western é a de que a queda recente das gigantes americanas de tecnologia, “de uma perspectiva um pouco mais longa, não parece, de forma alguma, exagerada.” A forte desvalorização simplesmente recolocou a bolsa americana Nasdaq no mesmo nível do início de agosto, e o S&P 500, no mesmo de janeiro, destaca a gestora global. “Em um ano marcado por uma pandemia sem precedentes, a bolsa estar no mesmo nível do início do ano não parece algo especialmente grave.”