Mainnav

Anbima estende uso do sufixo IS, de sustentabilidade, aos FIDCs

Carlos TakahashiBlackRockAlém dos fundos de renda fixa e de ações, também os FIDCs (Fundos de Investimento em Direitos Creditórios) que possuem características de sustentabilidade poderão apresentar essa diferenciação no nome. As novas regras estão em audiência pública e permitirão que fundos que possuem o investimento sustentável como objetivo/tese de investimento incorporem o termo IS (Investimento Sustentável) no nome, enquanto aqueles que integram aspectos ESG (ambientais, sociais e de governança, sigla em inglês) em seu processo de gestão, mesmo não sendo seu principal propósito, poderão usar a diferenciação nos materiais de divulgação mas não no nome.
Os gestores de fundos IS e dos fundos que integram questões de sustentabilidade também deverão seguir alguns requisitos voltados ao compromisso ESG, à diligência e à transparência dos ativos, como a divulgação de políticas e ações realizadas para inclusão dos fatores ESG na atividade de gestão do fundo.
“Essa expansão nos permitirá traçar um retrato fiel e inédito dos fundos sustentáveis no mercado brasileiro”, afirma Carlos Takahashi, vice-presidente e coordenador do Grupo Consultivo de Sustentabilidade da Anbima. Segundo ele, a maior parte das exigências para identificação dos FIDCs é a mesma dos fundos de ações e de renda fixa. “Fizemos pequenas mudanças nas regras destinadas aos fundos para considerar as especificidades desses produtos, mas os requisitos e procedimentos que devem ser cumpridos pelas gestoras permanecem os mesmos”, explica.