Mainnav

Em alta, fundos e multimercados

Edição 334

Esta edição traz o especial Melhores Fundos de Institucionais, que publicamos há mais de vinte anos, com a análise dos fundos a cargo da empresa ComDinheiro. Se tem uma palavra que traduz melhor que todas as outras a essência do que foi fazer gestão de fundos nesse ano conturbado de 2020, essa é volatilidade. Na renda fixa, as curvas de juros subiram repentinamente e abriram oportunidades par quem foi rápido; em multimercados, muitos que souberam entender o interesse de parte dos investidores por alocação no exterior, aproveitando a maior resiliência e diversidade das empresas americanas e europeias frente às suas congêneres brasileiras, também foram bem; e em renda variável, a seletividade na escolha dos papéis e a paciência para esperar os resultados das escolhas, também fez diferença. Cada uma dessas variáveis, seja curva de juros, alocação no exterior ou seleção de papéis, oscilou várias vezes durante o ano ao sabor das notícias da pandemia no Brasil e no mundo.
Foram 892 fundos analisados nessa edi√ß√£o dos Melhores Fundos, de 136 gestores, sendo que desses 310 foram classificados como excelentes (verdes), 285 como adequados (amarelos) e 297 insuficientes (vermelhos). O gestor com o maior n√ļmero de fundos excelentes foi a Bram, com 48 fundos verdes no per√≠odo de 12 meses, seguido pela BB DTVM e Ita√ļ, respectivamente com 34 e 26 excelentes no mesmo per√≠odo.
Al√©m desse especial, a edi√ß√£o traz v√°rias reportagens relevantes. Uma deles mostra o avan√ßo r√°pido dos multimercados ligados a bancos e seguradoras, que crescem devido a ades√£o de empresas novas mas tamb√©m devido a ades√£o das funda√ß√Ķes e planos de menor porte que n√£o t√™m escala para bancar uma administra√ß√£o de gente e recursos tecnol√≥gicos para trazer os melhores resultados aos planos. O maior desses multipatrocinados, o BB Previd√™ncia ligado ao Banco do Brasil, j√° tem RS$ 9 bilh√Ķes em patrim√īnio, seguido de Multiprev (Metlife) e Multibra (Bradesco).
Merece destaque tamb√©m a reportagem que conta um pouco da hist√≥ria da Itajub√°, agente aut√īnomo dr√≠ada h√° 13 anos por Carlos Garcia e que se tornou uma das principais distribuidoras de fundos de gestores independentes aos investidores institucionais. A empresa, focando crescer no mercado de distribui√ß√£o de pap√©is do mercado de capitais, est√° virando DTVM.
Esses são os principais destaques dessa edição, boa leitura a todos.