Edição 339
A edição de Investidor Institucional que traz os Melhores Fundos, tradicional ranking que publicamos há mais de vinte anos analisando o desempenho dos fundos com cotistas institucionais, sejam eles fundos de pensão ou RPPSs, mostra que os 12 meses encerrados em 30 de junho deste ano foram difÃceis para os gestores. Volatilidade continua a ser a palavra que melhor define o ambiente onde as decisões de investimento são tomadas. Com análise da empresa ComDinheiro, este ranking traz 896 fundos, de 138 gestores, nos perÃodos de 12, 24 e 36 meses.
No perÃodo de 12 meses, 304 fundos foram classificados como Excelentes (bandeira verde), 293 como Adequados (bandeira amarela) e 299 como Insuficientes (bandeira vermelha). O gestor com o maior número de fundos Excelentes em 12 meses foi a Bram, com 36 fundos verdes, seguido pela BB DTVM com 32 e Itaú com 26.
Na avaliação do diretor da Bradesco Asset Management (Bram), Luiz Philipe Biolchini, a gestora antecipou a dimensão do corte das taxas de juros pelo Banco Central, apostando na queda forte da Selic e na reprecificação dos ativos de renda fixa.
Já para o diretor de produtos da BB DTVM, que além de ser a segunda no ranking geral é a primeira com o maior número de fundos de ações excelentes, o desempenho é resultado da aposta na análise fundamentalista e de cenários rigorosa, permitindo localizar empresas com fundamentos sólidos e preços descontados.
Fernando Cavallete, especialista em portfólio da Itaú Asset Management, diz que o trunfo da casa para garantir performance foi municiar a equipe de gestão com o trabalho da área de pesquisa macro, incluindo a parte de data science responsável por indicadores e ferramentas usadas em estratégias quantitativas que complementam os fundos ativo.
Esta edição, além do especial dos Melhores Fundos, traz também várias reportagens que valem a pena serem lidas, entre elas uma falando sobre a abertura de capital por assets brasileiras e outra sobre os primeiros lançamentos dos Fiagros, os fundos de investimento nas cadeias produtivas agroindustriais. Boa leitura a todos.