Mainnav

Economista-chefe da XP desde 2014, Zeina Latif deixa o cargo

Zeina Latif, que ocupava o cargo de economista-chefe da XP Investimentos desde 2014, deixou a instituição financeira neste início de 2020. No seu perfil na rede LinkedIn, consta que ela passou a atuar na consultoria Gibraltar. O economista Marcos Ross, na XP desde junho do ano passado, assumiu o cargo interinamente.

Segundo nota divulgada pela XP, a saída de Zeina foi de cunho pessoal. “Com toda a sua capacidade intelectual e analítica, Zeina teve papel relevante na consolidação da XP”, diz a empresa no breve comunicado. A agora ex-economista-chefe da XP, mestre e doutora pela Universidade de São Paulo (USP), tem uma extensa trajetória no mercado, com passagens por casas como Royal Bank of Scotland (RBS), ING, Real, HSBC e Tendências Consultoria, além de ter sido professora do Ibmec. Em 2008, ela foi laureada com o prêmio ‘Melhor Economista-Chefe’ pela Ordem dos Economistas do Brasil.

Já Ross, que ocupava o posto de economista sênior na XP até então, é graduado em Economia pela FEA-USP, com mestrado pela FGV-SP e Ph.D. pela Universidade do Estado de Nova York. Ele foi economista pleno do departamento econômico do HSBC de 2010 a 2012 e economista sênior da área de políticas públicas e tributação da LCA Consultores de 2012 a 2013. “Ross será responsável por coordenar o time de analistas e, também, participará de eventos e reuniões com clientes e investidores, garantindo o fluxo de produção de conteúdo”, informa a XP.