Mainnav

Narlon Gutierre assume a Secretaria de Previdência

Foi nomeado como novo Secretário de Previdência Narlon Gutierre Nogueira, que exercia o cargo de adjunto do ex-secretário, Leonardo Rolim, designado pelo governo para comandar o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e tentar resolver o problema das filas de pessoas em busca de aposentadoria. A nomeação de Nogueira para a Secretaria de Previdência, vinculada à Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, foi publicada no Diário Oficial da União de ontem (04/02), assinada pelo Ministro da Casa Civil, Onix Lorenzoni.

Nogueira tem grande experiência na área previdenciária, especialmente no que se refere aos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). Ele comandou a Sub-Secretaria de Regimes Próprios de Previdência Social, quando a área previdenciária já havia incorporada pelo Ministério da Fazenda, e antes disso o departamento de Regimes Próprios de Previdência Social, quando ainda existia o Ministério da Previdência.

Entre outras iniciativas do novo secretário na área dos RPPS está a de criar o Programa Pró-Gestão, em 2015, que certifica os institutos segundo avaliações da formação e qualificação dos seus dirigentes e da governança das suas instâncias decisórias.  Dividido em vários níveis, no nível máximo o RPPS ganha maior liberdade para aplicação dos recursos de investimentos.