Ação climática liderada por Bloomberg ultrapassa marca de mil apoiadores

A Força-Tarefa sobre Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima (TCFD, na sigla em inglês), liderada pelo bilionário, filantropo e ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg, anunciou na última sexta-feira (14/02) que ultrapassou a marca de mil apoiadores em todo o mundo. Criada em dezembro de 2015, a TCFD fornece recomendações para permitir que os mercados abordem de forma apropriada e consistente o impacto financeiro das mudanças climáticas, aumentando a transparência dos riscos e oportunidades relacionados à questão. 

“Empresas e organizações globais estão compreendendo que o risco climático é um risco financeiro. A demanda significativa por informações dos investidores os ajudará a mitigar riscos potenciais e avaliar oportunidades na transição para a economia de baixo carbono", declarou Mary Schapiro, chefe do secretariado do TCFD. 

Com sede em 55 países, os 1.027 apoiadores, dos quais 19 são brasileiros, incluem empresas privadas, governos nacionais – casos de Bélgica, Canadá, Chile, França, Japão e Suécia –, ministérios, bancos centrais, órgãos reguladores, bolsas de valores etc. As 473 corporações financeiras ligadas à TCFD acumulam ativos de US$ 138,8 trilhões.


Fundos de Pensão