Pagliarini acha que superagência, fundindo Previc e Susep, é “bom formato”

Para a advogada Aparecida Pagliarini, o anúncio feito ontem a noite pelo ministro da economia Paulo Guedes na Globonews, de que pensa numa superagência para controlar a área de previdência é “um bom formato”. Guedes disse na entrevista que a superagência, resultado da fusão da Previc com a Susep, seria comandada pela atual superintendente da Susep, Solange Paiva Vieira. “Não sei o que justifica ter duas agência, a Previc e a Susep, para cuidar cada uma de uma parte da previdência. Acho que a fusão das duas é um bom formato”, disse a advogada que é também coordenadora da Comissão de Ética do Sindapp, o sindicato que ao lado da Abrapp representa as entidades fechadas de previdência complementar.

Segundo ela, as críticas feitas por Guedes ontem no programa da Globonews, de que a Previc falhou no controle de vários fundos de pensão, são corretas. “O ministro tem razão em apontar que, por omissão ou morosidade, muita coisa deixou de ser feita pela Previc”, comentou. A Previc é responsável pela fiscalização dso fundos de pensão enquanto a Susep fiscaliza as entidades abertas de previdência, que vendem os fundos PGBL e VGBL.

Ainda de acordo com ela, a citação pelo ministro do nome de Solange Paiva Vieira como o nome que tem na cabeça para dirigir a futura agência é adequado. “Eu gosto do nome da Solange, ela pode não agradar a gregos e troianos, mas é preparada e tem atitude, tem firmeza”, analisou. A economista Solange Paiva Vieira é atual superintendente da Susep, tendo sido anteriormente presidente da Fapes, o fundo de pensão do BNDES. Já foi também superintendente da Anac, a Agência Nacional da Aviação Civil, e da SPC, a Superintendência da Previdência Complementar (a entidade que antecedeu a Previc no controle dos fundos de pensão).


Cadastre-se e receba gratuitamente newsletter do site Investidor Institucional, com síntese das nossas notícias diárias. Preencha os dados abaixo e nos envie, inserindo a seguir o email ii@investidorinstitucional.com.br na sua lista de contatos para não sermos barrados como spam.
Li e concordo com termos e condições de uso