Funcesp alcança rentabilidade de 14% em 2018

A Fundação Cesp (Funcesp), o maior fundo de pensão privado do país, encerrou 2018 com superávit acumulado de R$ 1,6 bilhão e rentabilidade consolidada de 14%. O retorno superou a variação do certificado de depósito interbancário (CDI) em 7,6 pontos percentuais e ficou 0,6 aquém da meta atuarial. Nos últimos dez anos, entretanto, a rentabilidade acumulada da Funcesp, de 252% supera a meta atuarial em 48 pontos percentuais.

Na avaliação do diretor de investimentos e patrimônio da entidade, Jorge Simino Junior, a manutenção dos juros em patamares reduzidos impõe às entidades fechadas de previdência complementar (EFPCs) desafios em linha com o que já existe no exterior. Segundo ele, comparado ao passado, para se alcançar o atual nível da meta atuarial seria necessário aumentar em várias vezes o risco da carteira de investimentos das fundações, o que, inevitavelmente, acarretará uma volatilidade maior nos resultados ao longo do tempo. “Sabemos o quão significativo é o desafio, mas é possível lidar com essa situação”, explicou.


Cadastre-se e receba gratuitamente newsletter do site Investidor Institucional, com síntese das nossas notícias diárias. Preencha os dados abaixo e nos envie, inserindo a seguir o email ii@investidorinstitucional.com.br na sua lista de contatos para não sermos barrados como spam.
Li e concordo com termos e condições de uso