CVM divulga posicionamento da Iosco sobre novo coronavírus

cvmO Conselho da Organização Internacional das Comissões de Valores (Iosco, na sigla em inglês) afirmou hoje, em comunicado divulgado no Brasil pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que está atuando para garantir que os mercados de capitais continuem funcionando nesse período difícil de forma aberta e ordenada e abrangendo todas as classes de ativos negociados. “O funcionamento contínuo dos mercados de ações, crédito e financiamento também apoia os esforços da economia real para lidar com a crise decorrente da pandemia do Covid-19, por meio do acesso a financiamento e da capacidade de oferecer proteção contra riscos”, diz o texto.

A CVM, que reiterou o seu alinhamento com a Iosco, também se manifestou. Os reguladores de valores mobiliários têm se concentrado, segundo texto da autarquia, “na resiliência operacional e financeira das infraestruturas de mercado, na capacidade operacional dos seus participantes e no fluxo contínuo de informações a ele destinadas”. Além disso, “também estão se valendo da flexibilidade regulatória necessária para garantir que os mercados de capitais globais continuem funcionando adequadamente, enquanto os atuais desafios permanecem”.

A Iosco reafirmou que a proteção dos investidores é objetivo fundamental. Segundo o presidente do conselho da organização, Ashley Alder, a série crise na saúde está impactando empreendedores e seus funcionários. Ele ressalta ainda que, em momentos como esse, o objetivo fundamental dos mercados financeiros e de capitais é apoiar a economia real. Acesse o material publicado pela Iosco no link www.iosco.org/news/pdf/IOSCONEWS559.pdf.