Mainnav

Sebrae Previdência espera atrair 20 mil participantes para o plano família

O Sebrae Previdência está estruturando um plano para familiares de participantes em parceria com a Federação Nacional das Associações do Sebrae (Fenasebrae), que atuará como instituidora. A ideia é atrair associados das mais de 20 associações congregadas pela Federação, estendendo o plano de benefício previdenciário também aos parentes desses associados. De acordo com os diretores do fundo de pensão, o público alvo potencial para aderir ao novo plano, que ainda está sendo estruturado, é de 20 mil, podendo ser ainda maior se o regulamento contemplar familiares de até terceiro grau.

O diretor de seguridade do Sebrae Previdência, Nilton Cesar da Silva, explica que a ideia de criar o plano instituído partiu de uma demanda por parte dos atuais participantes da entidade. “Na próxima semana, vamos nos reunir com o conselho deliberativo para pautar o regulamento do plano. Estamos definindo quais serão os próximos passos para montar a estrutura e até o final do ano pretendemos implantá-lo”, destaca Silva.

Atualmente, o fundo de pensão conta com 30 patrocinadoras para o seu único plano, o Sebraeprev, que foi constituído em 2004 na modalidade de contribuição definida puro. “Todos as unidades do sistema Sebrae espalhadas pelo Brasil têm acesso a esse plano”, diz Silva, complementando que a taxa de adesão atual dos funcionários do sistema Sebrae ao fundo de pensão é de 97%. “Temos 6,7 mil são participantes que ainda são funcionários do Sebrae, e cerca de 900 que se desligaram do sistema, mas permanecem no plano de previdência com autopatrocínio ou como participante vinculado. Além disso, temos 236 assistidos”, diz Silva. O patrimônio atual do plano Sebraeprev é de R$ 807 milhões.

O diretor-presidente do fundo de pensão, Edjair de Siqueira Alves, diz que além de implantar o plano família, o Sebrae Previdência está negociando a abertura de mais dois planos patrocinados e dois setoriais. “Estamos preocupados com a perspectiva de crescimento, pois atingimos quase todo o potencial de adesão no nosso plano. Por isso buscamos sustentabilidade institucional através da administração de novos planos, aproveitando a expertise e estrutura que temos”, destaca Alves.