Mainnav

Postalis aciona BNY Mellon nos Estados Unidos em busca de evidências de fraude

O Postalis ingressou no dia 31 de outubro, no Tribunal do Distrito de Nova Iorque, contra o Bank of New York Mellon Corporation. Os advogados americanos que defendem o Postalis, do escritório Kobre e Kim LLP, entraram com o pedido para que seja iniciado um procedimento chamado “discovery”. De acordo com o comunicado divulgado pelo fundo de pensão, essa medida judicial prevista no código de Leis dos Estados Unidos (28 U.S.C. § 1782) tem como objetivo buscar (descobrir) evidências robustas que envolvam a parte acionada. “Neste caso, as evidências deverão indicar que o BNY Mellon americano participou ativa ou passivamente das fraudes praticadas pelo BNY Mellon brasileiro, que ocasionaram enormes prejuízos aos investimentos do Instituto”, informa o Postalis.

Este é o primeiro processo no qual o instituto de previdência dos carteiros brasileiros ingressa numa Corte dos Estados Unidos contra o banco americano. Ainda segundo a fundação, as supostas evidências também poderão ser utilizadas em processos judiciais no Brasil e nos Estados Unidos, visando a responsabilização do banco norte-americano e aumentando de forma efetiva as chances de recuperação dos prejuízos causados aos cofres do Postalis. O Postalis possui outras sete ações judiciais ingressadas no Brasil contra o BNY Mellon brasileiro.

O BNY Mellon DTVM, em comunicado, diz que "segue se defendendo das infundadas ações ajuizadas pelo Postalis no Brasil, as quais estão sendo regularmente processadas pelos tribunais brasileiros, de acordo com a lei brasileira. A legislação brasileira tem procedimentos bem definidos no que diz respeito à produção de provas no processo, de modo que acreditamos que a tentativa do Postalis de buscar tal produção de provas em ação independente, ajuizada contra terceiros, perante jurisdição estrangeira, não é apropriada."