Mainnav

Petros recebe selo de autorregulação em governança de investimentos da Abrapp

A Petros recebeu nesta quarta-feira, 7 de nove,bro, o selo de Autorregulação em Governança de Investimentos da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), certificação que atesta o alinhamento da fundação aos princípios de governança em investimentos estabelecidos no código da entidade. O selo foi entregue durante o seminário “O Desafio da Gestão de Investimentos na Previdência Complementar Fechada”, realizado pela Abrapp em São Paulo. Entre os cerca de 300 fundos de pensão brasileiros, apenas quatro obtiveram o selo até o momento.

“Obter uma certificação como esta, que exige uma rigorosa análise de aderência às melhores práticas de governança, é resultado, e ao mesmo tempo uma chancela, da qualidade do intenso trabalho desenvolvido nos últimos dois anos, em prol do aprimoramento dos processos de investimentos da Fundação. Celebramos mais um compromisso público com a defesa das melhores práticas, ao mesmo tempo em que atraímos a vigilância da sociedade sobre nossas ações. Assim, entregaremos serviços de excelência aos nossos participantes”, destaca o presidente da Petros, Daniel Lima, em comunicado.

Para obter a certificação, a Petros foi submetida a um processo de auditoria, que consistiu numa análise qualitativa, para avaliar o cumprimento às exigências contidas no Código de Autorregulação em Governança de Investimentos, ao qual a Fundação aderiu em março deste ano. Foram avaliadas as políticas, normas, processos e programas de aprimoramento de governança conduzidos nos últimos dois anos na Fundação. A aderência das práticas adotadas pela entidade aos requisitos contidos no Código foi verificada por uma banca avaliadora, composta por especialistas do setor. A comprovação das mudanças implementadas também passou pelo crivo da Auditoria Interna da Petros, com a chancela da auditoria da Petrobras, e de outros importantes stakeholders, como participantes e gestores externos, que tiveram que responder um questionário atestando as medidas.

O Código de Autorregulação em Governança de Investimentos da Abrapp reúne diretrizes e obrigações para o aperfeiçoamento das práticas de governança de investimentos das entidades, contribuindo para que os processos de decisão sejam mais seguros e confiáveis. Lançado em 2016, o documento não se sobrepõe à legislação vigente para o setor, mas a complementa, estabelecendo exigências que vão além das expressas na regulamentação, em prol do aprimoramento das normas internas das fundações.