Mainnav

Fundo Setorial da Abrapp quer 50 entidades e 500 mil participantes no primeiro ano

Anunciado em 8 de novembro, o Fundo Setorial da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) já ganha espaço na agenda do setor.
Segundo o presidente Luís Ricardo Marcondes Martins, até o momento cerca de 60% das 270 associadas da Abrapp, incluindo cinco dos 20 maiores nomes do sistema, já manifestaram algum grau de interesse pela iniciativa, que viabilizará a oferta de planos instituídos de complementação de aposentadorias aos familiares de participantes ligados a entidades patrocinadas. “Até o próximo dia 5, deverá estar registrado em cartório o nosso novo estatuto, que institui a categoria de associado especial previdenciário, voltada a esse público. Os convênios de adesão poderão ser firmados, creio, já a partir do dia dez”, comenta Martins.
Inspirada em planos de saúde mantidos por diversas fundações de previdência – que abrem espaço, há tempos, a parentes dos titulares desses benefícios –, a proposta do fundo começou a ser debatida há dois anos, com o intuito de interromper o prolongado ciclo de estagnação da previdência complementar fechada. A criação, naquele período, do Tchê Instituidor Setorial pela Tchê Previdência, que reúne dez fundos de pensão do Rio Grande do Sul, e o êxito alcançado pela Fundação Copel com o Plano Família, lançado em dezembro de 2017, contribuíram para reforçar a convicção da Abrapp no potencial do seu projeto. “Vamos atuar como facilitadores para as entidades, oferecendo nosso ‘guarda-chuva’ para a constituição de planos familiares instituídos”, diz Martins. “Para o primeiro ano de atividades do Fundo Setorial, projetamos adesões de cerca de 50 entidades e 500 mil participantes.”