Novo plano instituído é direcionado a educadores

A Mutuoprev, fundo de pensão composto por planos de entidades instituidoras, firmou convênio com a Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) para um novo plano que tem como perspectiva captar 600 participantes no primeiro ano de funcionamento. A Abefin é uma associação formada por educadores financeiros e sua principal área de atuação é a promoção de cursos e palestras sobre a área financeira e previdenciária.
“O plano será oferecido para nossas mantenedoras, que são empresas de educação financeira e previdenciária, e para os associados pessoa física, que hoje são em torno de 300 educadores”, diz o vice-presidente da Abefin, Jusivaldo Santos. Com a extensão do plano aos familiares dos associados, a Abefin acredita que no quinto ano de funcionamento do plano, o número de adesões pode chegar a 3 mil participantes. O plano ainda deve ser encaminhado para aprovação da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).
Jusivaldo Santos explica que em 2016, foi criado no âmbito da Abefin o comitê de seguros e previdência, formado por 10 executivos de fundos de pensão e da área de seguros. “Junto com esses especialistas, desenhamos um plano de previdência complementar que se adequasse ao perfil dos nossos associados. De 2016 até o início de 2018, fizemos a seleção do fundo de pensão que iria administrar o nosso plano de previdência”, diz Santos. A Mutuoprev foi selecionada por ter mais de cinco anos de experiência com plano de previdência e possuir no mínimo 10 mil participantes, além de apenas fazer a administração de planos instituídos, ressalta Santos.
Criada em 2010, a Mutuoprev conta com cerca de 12,5 mil participantes e R$ 103 milhões em patrimônio. O fundo de pensão é instituído pela Associação de Defesa dos Direitos Previdenciários dos Banespiano (Abesprev) e pela Associação de Seguro Mútuo dos Funcionários do Banco do Estado de São Paulo (Banesmútuo), formado pelos ex-funcionários do Banespa. O plano está fechado para novas adesões, sendo que a maioria dos participantes já está aposentada, e a entidade busca crescimento através de parcerias com outras associações para se tornarem instituidoras de planos. “Foi um critério nosso selecionar uma entidade que já sabe falar sobre esse tipo de produto, os planos instituídos”, ressalta Jusivaldo Santos.
Além do benefício da previdência complementar, oferecido por meio do plano de contribuição definida, a Abefin também oferecerá aos seus associados um benefício de risco, que será administrado por uma seguradora do mercado.
Para o diretor financeiro da Mutuoprev, Marcos Aurélio Pinto, o plano da Abefin levará à entidade um novo público de educadores financeiros, com forte potencial de crescimento. “O público é vasto, pois a Abefin atua no país todo. Estamos também negociando com outras associações para abrir novos planos, mas é difícil o convencimento, pois não há na cultura do brasileiro a necessidade de ter essa assistência. Mas é um mercado de grande expansão para o futuro”, destaca Pinto.


Cadastre-se e receba gratuitamente newsletter do site Investidor Institucional, com síntese das nossas notícias diárias. Preencha os dados abaixo e nos envie, inserindo a seguir o email ii@investidorinstitucional.com.br na sua lista de contatos para não sermos barrados como spam.
Li e concordo com termos e condições de uso