Mainnav

Odebrecht Previdência prepara troca de nome

A Odebrecht Previdência, fundo de pensão dos funcionários do grupo homônimo, que se tornou o alvo principal da Operação Lava Jato, está prestes a adotar nova razão social. A entidade fechada, que passou absolutamente incólume pelas investigações realizadas pela Polícia Federal desde março de 2014, começou a planejar a mudança há cerca de um ano, seguindo os passos de outras operações do conglomerado, casos da Odebrecht Agroindustrial e da Odebrecht Óleo e Gás, rebatizadas como Atvos e Ocyan, respectivamente, em dezembro de 2017 e janeiro último. “A exemplo de Atvos e Ocyan, a nossa nova marca não estabelecerá nenhum vínculo com os nossos principais patrocinadores”, comenta o presidente Sérgio Brinckmann. Ele não adianta qual será o novo nome da fundação.

O projeto foi tocado com o apoio de uma consultoria especializada. De início, foram contempladas 500 opções, pacote reduzido a seguir para 26. Após um intenso trabalho de pesquisas, que envolveu análises da sonoridade e da semântica dos nomes, surgiram os quatro finalistas. “Elegemos um e o apresentamos, recentemente, ao nosso conselho deliberativo, que gostou da sugestão. O processo deve ser concluído no início do próximo ano, com a apresentação da nova marca”, diz Brinckmann.

Criada em 1995, a Odebrecht Previdência contabiliza cerca de 22 mil participantes de seu plano de contribuição definida (CD), o Odeprev, o sexto maior do gênero no país, com ativos na casa de R$ 3,2 bilhões. Os 200 patrocinadores da entidade incluem, além de empresas do grupo Odebrecht, sociedades de propósito específico (SPEs) constituídas para a execução de obras de construção civil e até mesmo conglomerados estrangeiros. “Dois exemplos são a austríaca Borealis, ex-parceira da Braskem, e a BRK Ambiental, a antiga Odebrecht Ambiental, que teve seu controle adquirido pelo grupo canadense Brookfield há dois anos. A BRK, por sinal, acaba de constituir uma subsidiária para prestar serviços de gestão de água e esgoto em Caçador, no interior de Santa Catarina, que já se tornou patrocinadora do Odeprev”, informa Brinckmann.