Mainnav

Funpresp desenvolve plataforma digital para perfis de investimentos

Os participantes dos planos da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp) contarão com uma ferramenta eletrônica para a escolha de seus perfis de investimentos, que serão lançados em janeiro do próximo ano. Trata-se de uma plataforma digital de relacionamento, projeto a cargo do Synergia, o laboratório de engenharia de software do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (DCC/UFMG), que permitirá testes de adequação de riscos e preferências e simulações de reservas e benefícios de aposentadoria aos interessados nos produtos oferecidos pela entidade.  

Segundo o modelo proposto, o participante será incluído pela Funpresp, com base na sua idade, em um dos quatro perfis de investimentos a serem criados. Caso ele não se identifique com o enquadramento feito pela Fundação, poderá fazer outra escolha, com o auxílio da plataforma digital, e até mesmo simular a trajetória de crescimento da sua reserva de acordo com o perfil escolhido. A partir da implantação, os participantes terão até 60 dias para fazer suas opções.

Os perfis da Fundação seguirão o conceito “ciclo de vida”, tomando por base quatro faixas etárias e dois portfólios de aplicações. Mais conservadora, a carteira Preservação terá como meta uma rentabilidade mínima de quatro pontos percentuais acima da variação anual do Índice de Preços ao Consumidor amplo (IPCA), parâmetro seguido pelos planos da Funpresp. Já a carteira Performance abrirá espaço a aplicações de maior risco e com maior potencial de retorno.