Mainnav

Fapes aprova política de responsabilidade social e ambiental

A diretoria executiva e o conselho deliberativo do fundo de pensão dos funcionários do BNDES (Fapes), aprovaram uma Política de Responsabilidade Socioambiental para a fundação. O documento estabelece diretrizes, objetivos e responsabilidades de cada área com relação ao tema. A proposta é aplicar os princípios econômicos, sociais e ambientais em todos os processos da fundação.

"Com a formalização, a Fundação pretende se alinhar às melhores práticas corporativas, ampliando o engajamento e o compromisso com os impactos do nosso negócio para as gerações futuras", afirma o superintendente da Fapes, André Carvalhal.

A política engloba práticas como o desenvolvimento de jovens profissionais, a equidade de gênero e oportunidades iguais para os funcionários, além do consumo consciente de recursos como água, energia e papel. O documento está alinhado a demais medidas de gestão, como a criação do Canal de Integridade independente, a atualização do Código de Ética e Conduta e às recentes políticas de compliance e riscos financeiros e operacionais.

Entre as ações previstas estão a adesão a iniciativas nacionais e internacionais, como o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), visando atender aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; aos Princípios para o Investimento Sustentável (PRI); à Empresa Cidadã e a prestação de contas por meio de um Relato Integrado, aliando as informações de sustentabilidade ao resultado financeiro.

"A partir da política, vamos mapear as novas oportunidades de atuação sustentável e construir indicadores para mensurar e monitorar este desempenho", explica Cristina Alves, gerente executiva de Pessoas, Administração e Sustentabilidade da fundação.