Mainnav

Lucas Nóbrega assume presidência da Fundação Libertas

Lucas Ferraz Nóbrega, que chefiou a Previbayer de 2012 até setembro último, assumiu em 6 de janeiro o cargo de diretor-presidente da Fundação Libertas, fundo de pensão dos funcionários das principais empresas estatais de Minas Gerais, casos de Codemge, Copasa e Cohab-MG. Formado em administração de empresas pela Universidade Paulista (Unip), Nóbrega possui quatro MBAs (Simon Fraser University, do Canadá, Instituto Tecnológico Autónomo, do México, Vanderbilt University, dos Estados Unidos, e FIA, do Brasil). Membro da diretoria da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) entre 2017 e 2019, respondendo pela área de Estratégias e Criação de Valor, o executivo acumula ainda em seu currículo passagens pela Previ-Ericsson, o fundo de pensão patrocinado pela Ericsson, e a área comercial da gestora Mauá Capital, onde atuou por menos de dois meses, entre novembro e dezembro do último ano. 

Assim como Nóbrega, os demais membros da nova cúpula da Libertas, Rodrigo Eustáquio Barbosa Barata e Cesar Luiz Danieli, titulares das diretorias de investimentos e controladoria e de seguridade social, respectivamente, têm grande experiência no segmento de previdência complementar fechada. Graduado em ciências econômicas, com pós-graduação/especialização em administração financeira pela Fundação Dom Cabral e MBA em previdência complementar pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Barata possui 35 anos de expertise na área. Na Forluz, ocupou os cargos de diretor de investimentos e controle (2012 a 2018), gerente de gestão de portfólio (2009-2012) e gerente de investimentos e participações (1998-2009). Foi eleito pelo mercado financeiro, por meio da Revista Investidor Institucional, como melhor gestor de investimentos de fundos de pensão – Troféu Benchmark 2013. 

Danieli, por sua vez, é graduado em ciências atuariais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), obteve o grau de mestrado em auditoria e gestão empresarial pela Universidad Europea Miguel de Cervantes, da Espanha, e cursou, entre 2009 e 2010, o MBA em gestão financeira com ênfase em mercados de capitais da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ocupou o cargo de consultor sênior da Presidência na Funcef, o fundo de pensão dos funcionários da Caixa Econômica Federal, e atuou ainda como consultor sênior da Mercer e diretor técnico da Gama Consultores Associados.