Mainnav

Valia passa a oferecer modalidade ciclo de vida em seus planos de benefício

A Valia, fundo de pensão da Vale, iniciou a oferta do modelo ciclo de vida em seus planos de benefícios Vale Mais e Valiaprev. Neste tipo de estratégia, a carteira de investimentos tem um perfil mais arrojado quando o participante ainda é jovem e tem décadas de labuta à frente, o que lhe dará tempo para recuperar alguma eventual perda por conta de um investimento mais arriscado. Conforme o beneficiário vai envelhecendo, no modelo ciclo de vida o portfólio automaticamente se torna mais conservador para evitar grandes riscos próximo do momento da aposentadoria.

O início do ciclo de vida na Valia terá oito opções de escolha, cada uma delas com um ano de aposentadoria em potencial, variando de 2025 até 2060. No caso de um participante que tenha nascido em 1985, ele terá 65 anos em 2050 e portanto será enquadrado no ciclo de vida 2050. Para comportar a entrada de participantes mais jovens, a EFPC irá lançar novas opções de ciclos periodicamente.

Já a partir desta quinta-feira (16/1) os novos inscritos nos planos Vale Mais e Valiaprev terão seu saldo de conta alocados automaticamente no ciclo de vida mais adequado ao seu ano de aposentadoria, considerando a regra dos 65 anos. No entanto, é possível alterar esta condição a qualquer momento. Os segurados que já fazem parte dos planos da Valia poderão se manter em uma das quatro opções dos perfis de investimento já ofertadas anteriormente, ou migrar para o ciclo de vida de acordo com sua faixa etária. Além disso, o fundo de pensão passou a permitir a partir de agora que a mudança entre os perfis seja feita a qualquer momento; até então havia um prazo de carência de doz meses para fazer a troca.

Renda fixa, variável, multimercados e exterior são as classes previstas para receber as alocações dos recursos do ciclo de vida da Valia em 2020. A fundação informa ainda que, à princípio, o modelo ciclo de vida não estará disponível para os participantes oriundos da patrocinadora Mosaic Fertilizantes.