Mainnav

Funpresp-Jud anuncia credenciamento de fundos abertos

 A Funpresp-Jud, o fundo de pensão dos servidores públicos ligados ao Judiciário e ao Ministério Público federais, promete agitar o mercado de gestão de recursos nos próximos meses. Depois de anunciar a seleção de até três condutores de fundos exclusivos, a entidade deu início nesta quinta-feira (27/02) a um processo de credenciamento para a escolha de veículos de investimento de renda fixa (inclusive crédito privado), renda variável, multimercados e investimentos no exterior. O prazo de recebimento da documentação terminará em 31 de março e a seleção inicial deverá ocorrer na primeira quinzena de abril. 

A intenção da Funpresp-Jud é alocar recursos em até 57 fundos, 30 a mais do que o leque de produtos utilizado atualmente. A ampliação é consequência de novos parâmetros e exigências definidos pela política de investimentos da entidade. Os fundos de renda variável convencionais e focados em dividendos ganharão, por exemplo, as companhias de produtos indexados e lastreados em papéis de baixa liquidez. 

Hoje, cerca de 40% do patrimônio líquido da fundação, o equivalente a cerca de R$ 325 milhões, é gerido por meio de alocações em fundos de abertos. O montante, segundo a Funpresp-Jud, tende a ser cada vez maior, em razão do acelerado crescimento observado pelas reservas e, também, à necessidade de diversificação para o cumprimento de benchmarks no ambiente escasso de prêmios no segmento de renda fixa.