Mainnav

Resultados da Funcef superaram a meta em 2019

A Funcef, fundo de pensão dos funcionários da Caixa Econômica Federal, obteve rentabilidade consolidada de 14,47% em 2019, superando o objetivo estabelecido em sua Política de Investimentos, que era de 10,18% (um ponto percentual acima da meta atuarial). A entidade terminou o ano passado com R$ 51,35 bilhões sob gestão.

A rentabilidade da fundação na renda variável foi de 35,81%, superando em 2,42 pontos percentuais o índice de referência do segmento, o IBrX-100 (33,39%). Cerca de 70% dos recursos alocados em renda variável tem gestão própria, através de um fundo que replica o IBrX-100, e apenas 30% tem gestão terceirizada, com os quais a entidade busca trazer ganhos adicionais ao portfólio.

“Gerar este retorno excedente acima do IBrX não é uma tarefa fácil, você tem de tentar achar o melhor momento de vender e comprar uma empresa, avaliar o tamanho que este papel terá no seu portfólio observando todos os parâmetros de risco e mandatos gerenciais. Essa estratégia conseguiu gerar em média, de sete a oito pontos percentuais acima do IBrX-100”, afirma o diretor de investimentos da Funcef, Paulo Werneck.

Já na renda fixa a rentabilidade foi de 10,34%, o que equivale a 173% do CDI, seu índice de referência. O resultado se explica pelo retorno médio alto dos títulos públicos marcados na curva, ou seja, que serão levados até a data de vencimento. À medida que eles forem vencendo, entretanto, surge o desafio do reinvestimento uma vez que as taxas atuais dos títulos estão abaixo da meta atuarial.

Por entender que o atual cenário de juros representa uma nova realidade estrutural, com queda da Selic a níveis mínimos históricos em 2019, a fundação tem buscado mitigado o risco de reinvestimento da renda fixa aplicando em fundos exclusivos, que buscam retornos adicionais utilizando diversos instrumentos financeiros, e em títulos privados. Instrumentos como letras financeiras (LFs), debêntures, fundos de investimentos em direitos creditórios (FIDCs) e certificados de recebíveis imobiliários (CRIs) deverão ganhar mais espaço na alocação.

Planos - Em relação aos planos de contribuição variável, o Novo Plano apresentou retorno acumulado de 17,41% e o REB de 17,96%, o que representou 292% e 301% do CDI, respectivamente. Segundo o presidente da Funcef, Renato Villela, “o resultado em 2019 é fruto da junção de melhores práticas de mercado com a qualificação técnica da nossa equipe”.