Mainnav

Funcesp atualiza política de gestão de riscos

A Funcesp, o maior fundo de pensão de patrocínio privado do país, com patrimôno líquido de cerca de R$ 32 bilhões, acaba de estabelecer, com a chancela de seu conselho deliberativo, a sua nova política de gestão de riscos corporativos. Segundo a Funcesp, o documento foi inspirado nas recomendações do Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (COSO).
Foram definidas sete categorias de riscos: negócio, operacionais, de integridade, de investimentos, de conformidade, segurança da informação e pessoas/cultura. Para cinco dessas categorias a Funcesp definiu um nível de tolerância baixo; apenas investimentos e riscos de negócios têm tolerância média. Dentro dos investimentos, dividido entre riscos de mercado, de crédito e liquidez, a entidade definiu que tolera medianamente apenas riscos de mercado: “De forma geral, o apetite a riscos na gestão dos investimentos pode ser considerado
médio, uma vez que riscos devem ser tomados na busca pela superação das metas atuariais (planos BD's) a na manutenção do poder de compra dos participantes (planos CD's), sempre obedecendo-se uma adequada relação retorno/risco”, diz o documento.
Segundo o presidente da Funcesp, Walter Mendes, estão previstas ações para disseminação da cultura de gestão de riscos/ na organização. “A gestão de riscos deve estar presente em cada política, norma e procedimento operacional, estratégico ou tático adotados pela entidade”, reforça o executivo.
A implementação já está em curso e foi iniciada com a definição de processo estruturado e formal que visa reduzir os riscos de conformidade, que são aqueles relacionados à exposição da empresa a penalidades legais e perdas financeiras e de reputação, além de minimizar os danos causados por multas e outros tipos de sanções impostas pelos órgãos reguladores ou fiscalizadores.
O documento está disponível para consulta no site da entidade.