Mainnav

Fapes programa lançamento de plano familiar para 2021

A Fapes, o fundo de pensão dos funcionários do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), programa para o primeiro semestre de 2021 o lançamento do Plano Fapes Família, cujo regulamento foi sancionado pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) na última segunda-feira (03/08). A intenção original de apresentar o produto em meados deste ano teve de ser revista em razão das dificuldades causadas pela pandemia da Covid-19 ao desenvolvimento do sistema de processamento de dados do novo produto.
O Fapes Família, que terá como instituidora a própria entidade, oferecerá perfis de investimento e benefícios por invalidez e pensão por morte. Além disso, seus participantes poderão escolher quando, como e por quanto tempo receberão seus benefícios de aposentadoria. O produto oferecerá taxa de carregamento zero e, segundo a Fapes, taxa de administração inferior à média do mercado de previdência complementar aberta.
A expectativa da entidade é obter a adesão de pelo menos 10% dos 5 mil participantes atuais dos seus planos patrocinados no primeiro ano operação do novo produto. Com base na receptividade ao Fapes Família, a fundação poderá lançar, a médio prazo, novos produtos, tanto de previdência como de saúde, para os participantes e seus familiares.