Mainnav

Previ lança candidatura de Rafael Castro para o Conselho do PRI

rafael CastroPreviA Previ, o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, lançou a candidatura de seu gerente executivo de controles internos, Rafael Castro, a uma vaga no conselho do Principles for Responsible Investment (PRI), comunidade global que, com a chancela da Organização das Nações Unidas (ONU), é voltada à definição e à implantação de conceitos e práticas de investimentos sustentáveis. Graduado em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pós-graduação em negócios sustentáveis pela Universidade de Cambridge, da Inglaterra, Castro atua na Previ há 24 anos e cumpriu papel importante no desenvolvimento e na implantação, a partir de 2017, da política de integridade da Previ.
A entidade participou, em 27 de abril de 2006, do grupo dos 50 primeiros signatários do PRI, em cerimônia realizada na Bolsa de Valores de Nova York, e já contou com representantes na cúpula da organização, casos dos ex-diretores de investimentos Rene Sanda e José Reinaldo Magalhães e do atual diretor de seguridade, Marcel Juviniano Barros. Há dois anos, o ex-diretor de participações Renato Proença Lopes, que deixou o posto em maio último, se candidatou à diretoria do PRI, mas foi derrotado na disputa por Laetitia Tankwe, do fundo de pensão francês Ircantec.
Os 3.292 membros do PRI respondem pela gestão de cerca de US$ 110 trilhões. O Brasil, com 66 signatários, é o 13o colocado no ranking de adesões à organização. Os maiores apoiadores do PRI são Estados Unidos, Reino Unido e França, com 630, 501 e 267 signatários.