Mainnav

Previdência complementar do estado de Mato Grosso adere à Prevcom

FloryCarlosSPPREV 12jan 12LaisaBeatrisO fundo de previdência complementar do estado do Mato Grosso, criado por votação da sua Assembléia Legislativa no último dia 26 de agosto, decidiu nesta terça-feira (15/09) transferir a gestão do seu plano previdenciário para a Prevcom. Com a adesão do Mato Grosso, a Prevcom passa a reunir fundos de pensão de quatro estados (São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia), além de oito municípios (a capital paulista, Birigui, Guarulhos, Jales, Louveira, Osasco, Ribeirão Preto e Santa Fé do Sul).
A decisão da previdência complementar do estado do Mato Grosso de aderir à Prevcom foi tomada em reunião realizada por videoconferência na manhã desta terça-feira, que contou com a participação, entre outros, do secretário da Fazenda do Mato Grosso, Rogério Luiz Gallo, e do presidente da Prevcom, Carlos Flory.
Segundo Flory, logo após finalização da reunião a equipe técnica da Prevcm definiu o texto do regulamento do novo plano e o encaminhou, para análise e aprovação, à direção da previdência mato-grossense. Assim que o documento for aprovado em Mato Grosso ele será encaminhado à Previc em busca da autorização de funcionamento.
“Nós encaminhamos um plano padrão, que já é pré-aprovado pela Previc, se a direção da previdência de Mato Grosso fizer poucas modificações o órgão regulador vai examinar basicamente essas mudanças e então a aprovação do plano deve ser bem rápida”, avalia Flory.
Além de abrir o plano aos novos funcionários públicos, o estado do Mato Grosso pretende incentivar a migração dos funcionários atuais com salários acima do teto, que hoje estão no Regime Próprios de Previdência Social (RPPS), para o plano complementar. “Isso aliviará bastante o déficit previdenciário do estado”, analisa o presidente da Prevcom.
A Prevcom conta hoje com 36,5 mil participantes e possui reservas de R$ 1,6 bilhão. Enquanto os estados com planos já aprovados e a capital paulista possuem fundos próprios (Mato Grosso também terá), os demais municípios fazem parte do fundo multipatrocinado.